HIV e AIDS – Saiba mais sobre formas de contágio, novo coquetel e muito mais!

Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial do Combate a Aids e eu quis fazer esse vídeo pra chamar a atenção para esse problema de saúde tão importante.

Essa doença é causada pelo vírus HIV, sendo transmitida na maioria dos casos através de relações sexuais desprotegidas e os demais casos pelo contato com sangue contaminado (transfusões sanguíneas, uso de drogas injetáveis e acidentes perfurocortantes) e pela via vertical (da mãe contaminada para o filho).

O exame para o HIV pode ser feito em unidades básicas de saúde (teste rápido) ou em laboratórios. No caso do exame de quarta geração a janela imunológica é de 14 dias, mas para os dois métodos resultados totalmente negativos em 20 dias já tem um alto nível de confiabilidade. Para ter certeza absoluta, é indicado um novo exame após 6 meses.

Caso o resultado seja positivo o melhor é começar o tratamento o quanto antes. O novo esquema de tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde utiliza 2 comprimidos ao dia e com poucos efeitos colaterais. Quer saber mais? Me siga em minhas redes sociais e pergunte!

#HIV #Aids #FiqueSabendo #infectologia #infectomaringa #drluizjorgemoreira #amooquefaço

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *