Perguntas e Respostas: Microcefalia

O que significa “microcefalia”?
É um problema na formação do cérebro dos fetos, que não se desenvolve adequadamente e o crânio fica menor que o normal.

O que causa esta alteração?
Já se sabia que é uma alteração frequente em doenças genéticas e em infecções adquiridas durante a gravidez, como por exemplo na citomegalovirose, rubéola e toxoplasmose. Recentemente confirmou-se a relação entre o vírus Zika e o surto de microcefalia na região Nordeste. Até 05/12 foram notificados 1.761 casos suspeitos de microcefalia, a maioria nos estados de Pernambuco e Paraíba.

O que acontece com crianças que tem microcefalia?
Normalmente as crianças com microcefalia têm retardo mental. O nível de gravidade da sequela é variável e essas crianças devem ser acompanhados por neuropediatras.

Como descobrir se o bebê tem microcefalia?
Durante a gestação o ultrassonografista já consegue perceber se há anomalias. Após o nascimento deve ser realizada a medida do perímetro cefálico do bebê, que é feito posicionando-se uma fita métrica entre a testa (região frontal) e a parte mais proeminete da nuca (região occipital). Esta medida deve ser superior a 32cm nos bebês nascidos a termo.

Qual momento da gestação é o mais perigoso?
Até o momento verificou-se que as gestantes cujos bebês desenvolveram a microcefalia tiveram sintomas do vírus Zika nos primeiros três meses da gestação, porém pode ser arriscado contrair esta doença durante toda a gestação.

O que as gestantes devem fazer para evitar a microcefalia?
O ideal é evitar o contágio pelo vírus Zika, com medidas semelhantes as tomadas para evitar a dengue: manter a casa e o entorno livres de focos da doença, colaborar com as autoridades para fiscalização da região e tomarem cuidado para não serem picadas pelo mosquito: fechar a casa no início da manhã e final da tarde, usar telas de mosquiteiro nas janelas e usarem repelentes adequados. No caso de suspeita de infecção por Zika vírus um médico deve ser consultado imediatamente.

Com informações do Ministério da Saúde

Dr. Luiz Jorge Moreira Neto - Infectologista
Compartilhe
Share

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.